UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

A Filha das Selvas (1941)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Seriado em 15 episódios, originalmente da Republic, inspirado em romance do mesmo autor de "Tarzan", Edgar Rice Burroughs. Na verdade o estúdio usou apenas o prestígio do autor, o título e a personagem central, mudando tudo de acordo com as convenções do gênero (o médico dedicado a erradicar a fome na África que ajuda Nyoka no livro, por exemplo, virou um típico piloto de avião).

É uma variação feminina de "Tarzan", com cipó e tudo, bastante ação, alguns stunts perigosos. Um dos bons seriados da época, divertido e com ingenuidade na medida certa e dirigido por dois especialistas no gênero.

A estrela era a linda morena Frances Gifford (1920-94), que começou bem a carreira com uma pequena ponta em "A Mulher Faz o Homem", de Capra, mas nunca conseguiu se firmar em Hollywood. Este seriado é provavelmente seu trabalho mais famoso. Em 1948 ela sofreu um acidente de carro que aparentemente lhe trouxe problemas psicológicos e sua carreira se encerraria em 1953. Após um longo ostracismo foi achada na década de 80 por um jornalista trabalhando como bibliotecária.

Houve uma seqüência, "Os Perigos de Nyoka" ("Perils of Nyoka", 1942), sem Frances mas com Clayton Moore, que depois faria o "Zorro". Cópia muito boa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo