UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror

O Lobisomen (1941)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Saiu em DVD na Coleção Universal Studio Classic Monsters, junto com "O Fantasma da Ópera" (em dois DVDs, mas também pode ser encontrado separadamente). Toda a coleção tem seus making ofs excelentes, extremamente informativos e até divertidos, dirigidos por David J. Skal.

Dá para ver que a caixa foi produzida por aficionados do gênero que realmente apreciavam seu trabalho e fizeram uma pesquisa excepcional. Aqui o making of "Monster by Moonlight" é apresentado pelo famoso diretor de cinema John Landis, que dirigiu justamente "Um Lobisomen Americano em Londres". Quem faz os comentários em áudio auxiliar é Tom Weaver (sempre traduzidos com legendas em português). O making of é dos mais interessantes por mostrar as diversas encarnações do monstro, que, com o tempo, foi se tornando popular.

O curioso é que é o único que não foi baseado em um livro ou personagem famoso. Muitas das regras dessa possível lenda foram criadas para a fita especialmente pelo roteirista Curt Siodmak (irmão do diretor famoso Robert Siodmak, ainda estava vivo quando deu a entrevista para o making of). Como o fato de que ele só pode ser morto com bala de prata, por exemplo.

O filme lançou como astro o filho de Lon Chaney (que havia sido superstar absoluto, "O Homem das Mil Faces", no cinema mudo) e que desde então fez uma carreira especializada em filmes de terror e em particular como o Lobisomen. Com tudo isso, o filme é considerado um dos melhores da fase clássica.

Rains faz o pai desconhecido, Ankers a namorada, mas quem marca mesmo é a atriz russa Ouspenskaya, como a cigana que prevê o drama. A maquiagem é de primeira linha (o gênio dos estúdios na época era uma pessoa mal humorada, mas muito talentosa, chamada Jack Pierce) e a trilha musical de Charles Previn e Hans J. Salter é atmosférica (e depois reutilizada muitasvezes).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo