UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Os Quatro Filhos de Adão (1941)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Este melodrama barato e despretensioso, com nomes dos anos 30 hoje pouco valorizados (Warner Baxter de "Rua 42", Fay Wray de "King Kong"), provavelmente estaria há muito esquecido se não fosse estrelado pela então novata, recém-chegada da Suécia, Ingrid Bergman (1913-82).

Era apenas o segundo filme americano de Ingrid, após "Intermezzo, Uma História de Amor" ("Intermezzo, A Love Story," 1939), emprestada para a Columbia por seu dono, o produtor independente David O. Selznick.

Ela faz uma governanta francesa contratada por um casal americano (Baxter e Fay). Quando a mãe morre, ela se encarrega de criar os quatro filhos deles. Adultos, um deles se casa com uma moça leviana e amoral (feita com habilidade pela jovem Susan Hayward, na única vez em que ela e Ingrid trabalharam juntas) e ela tem que proteger a união familiar.

A Columbia era famosa pela precariedade de recursos, e o filme hoje parece inapelavelmente modesto e antiquado, com trama corrida e pobre e final absurdamente precipitado. Um dos piores filmes de Ingrid, que no entanto tem uma boa performance (ainda que não especialmente marcante).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo