UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

Paralelo 49 (1941)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Aventura clássica de guerra, uma produção inglesa filmada em locação no Canadá. É uma engenhosa peça de propaganda anti-nazista, que coloca os vilões em ambiente totalmente novo e inusitado, uma oportunidade de os contrastar, obviamente de forma sempre negativa, com vários personagens (um caçador de peles francês, uma comunidade religiosa, um estudioso dos hábitos indígenas inglês, um soldado americano).

Com isso o filme, que foi realizado em plena guerra, mostra de uma forma até didática a incompatibilidade do ideário nazista com os valores humanos, fraternidade e paz. A direção elegante do mestre inglês Michael Powell (1905-90) evita que o filme, parcialmente financiado pelo Ministério da Informação inglês, caia em um maniqueísmo datado, e o filme conserva o seu vigor e suspense até hoje, talvez até melhorado com o distanciamento do tempo.

Na época, no calor do momento, sofreu críticas por incluir no grupo de nazistas um soldado bom e decente; hoje fica claro que esta é uma das qualidades do filme, ao mostrar que nem todos os alemães eram nazistas convictos.

A inventividade do enredo valeu ao roteirista Emeric Pressburger (1902-88) o Oscar de História Original; mais tarde ele faria uma parceria ainda mais efetiva com Powell, co-dirigindo clássicos como "Sapatinhos Vermelhos" e "Narciso Negro". O filme ainda foi indicado para Melhor Filme e Roteiro.

A montagem é do mais tarde grande diretor David Lean. A trilha musical, antológica, foi o primeiro trabalho para cinema do compositor erudito britânico Ralph Vaughan Williams (1872-1958). Ele já era tão prestigiado na época que nos créditos iniciais seu nome vem imediatamente após o elenco principal, antes do título.

Os astros Olivier, Leslie Howard e Raymond Massey trabalharam por uma fração de seus salários habituais, como parte do esforço de guerra; Anton Walbrook doou metade do seu para a Cruz Vermelha. Grande sucesso na época, foi lançado nos EUA como "The Invaders"; aqui no Brasil é conhecido também como "Invasão de Bárbaros". Cópia excelente. Alguns exemplares da edição nacional listam erradamente Orson Welles entre o elenco.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo