UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Sangue e Areia (1941)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

Suntuosa produção Classe A da Fox, baseada no romance de Blasco Ibáñez, anteriormente filmado em 1922 com Rodolfo Valentino (e refeito mais tarde com Sharon Stone e outros). Mas essa é a versão definitiva - ou seja, a melhor história de toureiro já realizada até agora - com Tyrone no auge do estrelato e competência.Até porque é muito difícil ser galã e convencer num personagem como este.

As atrizes também estão especialmente bem, Rita Hayworth como a femme fatale (este foi o filme que a transformou definitivamente em estrela, aproveitando o fato dela ser filha de espanhol) e Linda Darnell, a esposa devotada. O diretor Mamoulian tinha um estilo refinado e isso explica a grande atenção ao detalhe, os vários toques memoráveis e o cuidado no delineamento dos personagens. Além do também o excepcional uso do technicolor (da Fox, o melhor da época).

As cenas de touradas são poucas e discretamente encenadas, sem excessos de violência. O filme foi premiado com o Oscar de Fotografia e indicado para o de Direção de Arte, o que ainda é visível mesmo nessa cópia fraca tirada de VHS, portanto de origem duvidosa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo