UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Musical

Um Raio de Sol (1941)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Comédia musical originalmente da Universal, que foi dos maiores sucessos da cantora Deanna Durbin (ela ainda está viva, aposentada há muitos anos na França). Chegou a ser indicada ao Oscar de Trilha Musical e foi refeita em 1964 como "Com Qual dos Dois?" ("I´Rather Be Rich", de Jack Smight), com Sandra Dee, Robert Goulet e Maurice Chevalier.

É um dos melhores filmes de Deanna, superior em boa parte devido a presença do grande ator Charles Laughton (1899-1962), sempre carismático, divertido e competente. Ele era um mestre e o personagem é muito bem escrito e ajuda bastante (ele se esconde para fumar seus charutos, leva o médico à loucura), apesar da maquiagem um pouco falsa e exagerada.

E Deanna, mais madura e muito bonita e charmosa, é sempre uma figura adorável (ela tem um defeito no braço esquerdo, que é meio paralisado, que disfarça com naturalidade) e canta três números musicais (uma valsa de Tchaikowsky, "Clavecitos", "Going Home", de Dvorak).

O tipo de filme que quebrava bilheterias em sua época e que hoje nos encanta justamente pela ingenuidade e romantismo. A fotografia especial é do grande Rudolph Maté (de "Gilda"), preservada nessa ótima cópia.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo