UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Rosa de Esperança (1942)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

Provavelmente o mais famoso filme de propaganda do tempo do "esforço de Guerra". O primeiro Ministro Winston Churchill chegou a declarar que este filme fez mais por seu país do que qualquer arma usada na Guerra. Rodado ainda enquanto os EUA eram neutros, tem visivelmente uma mensagem a favor dos britânicos (que naquele momento enfrentavam sozinhos os nazistas).

Passou a simbolizar toda a coragem do povo, através da figura de uma descoberta recente Greer Garson, que havia sido revelada em "Adeus, Mr Chips", em 1939. Embora tivesse 38 anos, já faz a mãe do filho adulto (o rapaz que faz o papel, Richard Ney, logo depois se casaria com Greer na vida real, um escândalo que a Metro não conseguiu evitar).

Na ocasião, Greer já formava dupla com Walter Pidgeon e seu prestígio era tão grande que teve sete indicações ao Oscar (e venceu uma, por esta fita). Wyler era tão bom diretor que quase faz esquecer que o filme é datado (logo ele largaria a carreira para ir filmar a Guerra de verdade). Ganhou Oscars de Melhor Atriz, Filme, Atriz Coadjuvante (Teresa Wright), Fotografia, Direção e Roteiro. Foi indicado com Ator (Pidgeon), Coadjuvantes (Dame May Whitty, Henry Travers), Efeitos Especiais, Montagem e Som.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo