UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Sangue de Pantera (1942)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Esqueça a ridícula e explicita refilmagem de 1982, "A Marca da Pantera" ("Cat People"), com Nastassia Kinski, dirigida por Paul Schrader e até mesmo sua continuação mais fraca, "A Maldição do Sangue de Pantera" ("The Curse of the Cat People", 1944) ainda com a francesa Simone Simon (mas a história tinha pouco a ver com o original).

Este é um dos mais celebrados filmes de terror de todos os tempos, simplesmente porque mostra muito pouco. Apenas sugere o terror (a única imagem da pantera foi colocada por pressão do estúdio RKO, que conseguiu um grande sucesso com esta fita).

O seu verdadeiro autor é o produtor, o russo Val Lewton (1904-51) que era encarregado das produções B do estúdio. Ou seja, tinha orçamentos muito baixos e tinha que reaproveitar cenários já existentes e adaptá-los.

A fotografia era em preto e branco e cheia de contrastes para dar mais clima e esconder deficiências (em geral do grande Nicholas Musuraca). Este foi o primeiro de uma série de filmes de terror, todos bem sucedidos e que transformaram em diretores importantes, o francês Tourneur e os ex-montadores Robert Wise e Mark Robson.

Também a atriz central é francesa e veio de "A Besta Humana" de Jean Renoir. A sugestão erótica (quando ela se excita mata) é tratada com discrição. Por isso mesmo, o filme pode decepcionar nesta época em que tudo é óbvio e escrachado. A cópia é apenas razoável, aparentemente vinda de laser disc.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo