UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Dias de Ira (1943)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 4

Após o fracasso comercial de "O Vampiro" ("Vampyr", 1932), o mestre dinamarquês Carl Theodor Dreyer (1889-1968) ficaria mais de dez anos sem filmar, estabelecendo o padrão de praticamente um filme por década que tornaria sua filmografia tão exígua.

Mas a demora foi recompensada com uma obra-prima. "Dias de Ira" tem todos os elementos que caracterizavam o peculiar estilo de Dreyer: o ritmo extremamente lento, os meticulosos enquadramentos e movimentos de câmera, a iluminação dramática e eloqüente, a direção apurada de atores que valeria ao diretor a fama de tirar radiografias da alma. Também o som, neste que é o primeiro filme de Dreyer inteiramente realizado como falado, é utilizado com maestria e inventividade.

Trata-se de uma narrativa sobre a caça às bruxas e as sombras que essa paranóia da feitiçaria lança sobre as vidas de uma família, mostrando a desconfiança dos homens frente às habilidades e a sexualidade feminina, as torturas para obter confissões (uma cena breve e discreta, mas extraordinariamente bem encenada e marcante) e, por fim, a própria perda de identidade das mulheres, que se tornam incapazes de distinguir sua natureza da ação malévola do demônio.

Dreyer torna o filme ainda mais sombrio e opressivo ao fotografar tudo com forte contraste, com superfícies chapadas de preto e branco em sets mínimos e despojados (de onde o próprio diretor, para desespero do diretor de arte, se encarregava de retirar os objetos de cena que considerava excessivos). O efeito é uma austeridade claustrofóbica e sobrenatural, que lembra a pintura flamenca, em especial Rembrandt.

Bem de acordo com o enredo, que discute a condição feminina abrindo espaço para a incerteza sobre seus hipotéticos poderes mágicos, transmitindo ao espectador as mesmas dúvidas e desconfianças que estimulavam a crueldade dos inquisidores. Um filme brilhante, raramente visto no Brasil, e que agora pode ser conhecido nessa cópia de boa qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo