UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Capitão América (1944)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Infelizmente vem em uma edição muito ruim este que foi o seriado mais caro da história da Republic, e que também marcou como a última vez em que eles usaram um personagem vindo dos quadrinhos. Além de imagem de má qualidade, ainda traz os episódios editados de forma contínua, cortando os créditos e os suspenses finais de cada um, estupidamente destruindo justamente um dos atrativos dos seriados.

Mostra o Capitão América (o robusto Dick Purcell), na vida real um promotor público, em luta contra o Escaravelho (feito por Lionel Atwill, dos filmes de monstros da Universal), que tenciona usar um aparelho que roubou, de alto poder destruidor, para dominar o mundo.

O seriado simplifica bastante o personagem dos quadrinhos criado por Jack Kirby e Joe Simon, eliminando seu passado de soldado modificado quimicamente, seu parceiro Bucky e seu emblemático escudo. Até as asinhas na lateral do capuz do herói tiraram, para facilitar nas cenas de luta. Mas dá para ver que é um exemplar de primeira linha do gênero, cheio de explosões, aparatos mecânicos, efeitos com miniaturas e muito movimentado. Pena que a edição não ajuda nem um pouco. Foi exibido no Brasil como "Capitão América, O Vencedor".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo