UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

Sangue sobre o Sol (1944)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Está em domínio público nos EUA este filme que foi produzido pelo próprio James Cagney, numa de suas freqüentes brigas com o estúdio da Warner e tentava produção independente, antigamente distribuída pela United. A fita está em versão colorizada já antiga e cópia razoável. Mas é sem dúvida datada.

Impossível de acreditar no baixinho Cagney dando uma de machão, batendo em todo mundo, até lutando judô e ganhando contra os japoneses, numa trama totalmente absurda (inclusive numa história de amor com chinesa, feita pela judia e bela Sylvia). Sua Direção de Arte em preto e branco chegou a ser indicada ao Oscar (e realmente recria o cais todo em estúdio com bom resultado) mas é a Trilha Musical do grande Miklos Rosza que impressiona.

Originalmente o filme se inspirou num documento chamado o "Memorial de Tanaka", que se referia aos planos de expansão do Japão pelo mundo e que teria sido escrito pelo Barão Tanaka (no estilo "Minha Luta", de Hitler).

O filme na verdade chega a ser menos racista que parece, tratando o povo japonês com simpatia e criticando apenas os militaristas que iriam provocar a guerra com golpes e mortes.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo