UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Uma Mulher de Outro Mundo (1945)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 10/01/2006
Nota 1

Dos quatro projetos que reuniram Noel Coward (1899-1973) e David Lean (1908-91), este foi o menos característico do notável diretor e montador inglês. Lean detestava esse tipo de humor sobre frivolidades das elites e não se achava capaz de dirigir comédias de um modo geral.

Como não se deu bem com o astro Rex Harrison (1908-90), o diretor acabou se limitando a fazer teatro filmado em "Uma Mulher de Outro Mundo". De primeira linha, mas sem a habitual elaboração.

A peça original de Noel Coward, provavelmente influenciada pelo personagem Topper (dos livros de Thorne Smith e do filme americano com Cary Grant), foi um grande sucesso. Ele era uma extraordinariamente versátil e talentosa figura da cultura inglesa (além de dramaturgo também diretor, ator, músico, letrista e pintor), que tanto era capaz de realizar dramas de guerra e sociais como musicais e comédias leves como esta. Leve, mas extremamente engraçada, com classe, charme e elegância, humor negro tipicamente inglês e final irônico.

É especialmente hilária a médium aloprada feita por Margareth Rutherford (1892-1972), que ganharia depois o Oscar de atriz coadjuvante por "Gente Muito Importante" (The V.I.P.s, 1963) e faria uma clássica Miss Marple, de Agatha Christie, numa bem sucedida série de filmes.

Mas todo o elenco está bem, entrosado e no tom certo. Também são dignos de nota os efeitos especiais ganhadores do Oscar, muito simples, mas eficientes, dando curiosa aparência aos fantasmas. A boa cópia faz jus ao bonito Technicolor de cores delicadas, típicas do cinema inglês.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo