UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Grandes Esperanças (1946)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 4

Exemplar adaptação do livro clássico de Charles Dickens, premiado com Oscar de Fotografia (para o depois também diretor Guy Green) e Direção de Arte (John Bryan), considerada uma das melhores adaptações literárias de todos os tempos.

Embora também filmado em 1934, 1974 e atualizado em 1998, com Gwyneth Paltrow, esta é a versão definitiva, com a marca do diretor de "Lawrence da Arábia", mas também "Oliver Twist". Elenco impressionante inclui a jovem Jean Simmons e Guinness, ator preferido do diretor.

O fotógrafo Guy Green (1913-2005) substituiu o fotógrafo habitual do diretor, Milton Krasker, depois que Lean não gostou da maneira que este iluminou a cena do pântano no começo, em estúdio. Foi indicado também ao Oscar de Filme (quem produziu foi o fotógrafo Ronald Neame, que dirigiu "O Destino de Poseidon"), Diretor e Roteiro.

Lean assistiu a uma montagem teatral do texto, levado por sua então mulher Kay Walsh e gostou muito do elenco, chamando para o filme Martita Hunt e o estreante Guinness (no primeiro de seis filmes que faria com Lean).

Valerie Hobson (1917-98), que faz o papel de Estella era casada com o roteirista do filme Anthony Havellock-Allan, mas depois se aposentaria e se casaria com o primeiro ministro britânico John Profumo (envolvido em famoso escândalo nos anos 60). O filme tem um intenso clima dramático graças ao uso da cenografia em perspectiva e excelente elenco.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 3

Não foi uma boa idéia adaptar e atualizar o romance homônimo de Charles Dickens, ao menos para quem conhece o livro original ou a adaptação anterior de David Lean, com John Mills, Martita Hunmt, Jean Simmons e Alec Guinness, por tudo memorável. Embora dirigido com apuro pelo mexicano de origem Cuarón (que depois deste filme deu virada em sua carreira com o talentoso "E sua mãe também"), o filme não convence, principalmente porque os atores estão ruins ou fora de forma.

Também ahistória perde o sentido atualizada. Ainda que possa ser defendido como bonitinho (tudo tem clima de fita publicitária). A trama de Dickens é inatácavel. Mas De Niro estava na pior fase de sua carreira, Anne super-representa, a peruca de Ethan é ridicula, Gwyneth tira a roupa para mostrar que é magra demais. A idéia de aparecer um patrocinador mecenas é hoje difícil de engolir. Com trilha musical pseudo moderna (que reabilita o bolero "Besame Mucho"), é prejudicado pela apatia de Ethan (quem diria que ele teria indicação ao Oscar de Coadjuvante por "Dia de Treinamento"?), pelas limitações de Gwyneth e pelo absurdo da história, que só funciona para quem tem preguiça de ler Dickens.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo