UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

O Destino Bate à sua Porta - Versão 1946 (1946)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

A Metro não tinha o hábito de fazer dramas policiais ou film noirs como este, que acabou se tornando um clássico (há em DVD duas outras versões igualmente boas, a homônima de 1981, com Jack Nicholson e "Obsessão", 1946, de Visconti).

É a melhor coisa da carreira do medíocre diretor Garnett, com alguns momentos clássicos, como a entrada em cena de Lana (um batom rola no chão, a câmera o segue e sobe por suas pernas. Lana usa branco grande parte do filme, apesar de ser femme fatale).

O romance de James Cain até que é traduzido fielmente (apesar da censura da época), mostrando a atração entre o casal, Garfield (o primeiro dos astros com cara de operário, vindo das classes populares) e Lana (no auge da beleza e sedução).

A edição tem uma introdução feita pelo historiador Richard Jewell (que comete omissões mas dá algumas dicas), mas vale mesmo pelo documentário "The John Garfield Story", dirigido por David Heeley e narrado pela filha do ator, Julie Garfield.

Produzido pelo canal americano Turner Classic Movies, conta a trajetória do ator de forma brilhante, com material raro de imagens (filmes antigos) e depoimentos (Joanne Woodward, Lee Grant, Hume Cronyn, Danny Glover, Harvey Keitel, Richard Dreyfuss, Norman Lloyd, James Cromwell etc). Fica-se assim sabendo da sua morte de mártir (teve enfarto por ter ficado na lista negra do McCarthismo, acusado de ser comunista).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo