UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Paisà (1946)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Mostra diversos aspectos da vida na Itália, durante os últimos dias da Guerra e a invasão americana, começando na Sicília, passando por Nápoles, Roma, Florença e terminando de forma marcante no Vale do Rio Pó. Quase todo improvisado com um elenco em grande parte amador, é um filme ainda extremamente forte e autêntico. Dos melhores do diretor.

O primeiro episódio mostra os primeiros contatos com a população e o sacrifício de uma jovem local, depois de uma vaga sugestão de romance. E a incompreensão que começa a nascer entre os povos. Depois mostra um engraxate das ruas de Nápoles e sua amizade com um soldado (GI). Um encontro romântico na libertação de Roma que conclui de forma amarga. Enfermeira americana procura o homem que ama, um partisan. Três capelães vão a um monastério. E finalmente a luta no Rio Pó.

Tem pontas do ator negro americano John Kitzmiller, Giulietta Masina, Carlo Pisacane. A cópia porém é mediana (o filme foi rodado em condições precárias) em inglês e em sua língua original, conforme for o caso. Sem cortes. O roteiro é de Fellini (também assistente de direção), Rossellini e o habitual parceiro deste, Sergio Amidei.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo