UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Paixão de Fortes (1946)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 5

Ao contar sua versão do famoso confronto no O.K. Curral entre Wyatt Earp e Doc Holliday de um lado, e a família Clanton do outro, o mestre John Ford (1894-1973) produziu uma de suas obras-primas mais perfeitas e queridas.

Ford, que conheceu Earp pessoalmente quando o famoso cowboy trabalhava nos filmes mudos, sempre disse ter contado a versão dos fatos, conforme a ouviu. Mas a história foi totalmente remodelada em função do estilo e das idéias de Ford, tornada mais idealizada, mítica, romântica (com a inclusão da fictícia Clementine do título original, formando um triângulo amoroso com os heróis, papel que era para ser de Jeanne Crain).

Rodado no majestoso Monument Valley, em Utah, e não onde realmente sucedeu, traz Henry Fonda (1905-82), um dos atores prediletos de Ford (em seu primeiro filme após voltar da II Guerra), como o xerife Earp, pragmático e controlado, levado a vingar a morte do irmão caçula com a ajuda do médico tuberculoso (na vida real, dentista) Doc Holliday.

O médico seria feito por outro favorito de Ford, James Stewart, mas o ator estava envolvido com um filme de Frank Capra. Ford escolheu então o sempre subestimado Victor Mature (1913-99), no que seria uma das melhores e mais marcantes atuações de sua carreira.

Ambos enfrentam a família Clanton, liderada pelo veterano Walter Brennan (1894-1974). Ford fez um filme notavelmente compacto e denso, com diálogos precisos e perfeita caracterização dos personagens, sem cenas desnecessárias ou momentos redundantes.

Até mesmo seus habituais toques de humor, cenas de dança etc., são sutis e servem para levar a história adiante, um conto do Oeste mítico tipicamente Fordiano, onde o Bem combate o Mal e as pessoas agem de acordo com aquilo em que acreditam, custe o que custar.

Tecnicamente o filme também é brilhante, com os belos enquadramentos característicos de Ford, sua narrativa sempre despojada e elegante, tudo valorizado pela bonita fotografia em preto e branco. O filme foi um grande sucesso na época, restabelecendo o prestígio de Ford como grande diretor após sua volta à ativa depois de retornar da II Guerra, e permanece como um dos grandes westerns da história do cinema. Boa edição em DVD duplo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo