UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Policial

Nascido para Matar (1947)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 15/04/2008
Nota 1

Sai finalmente na versão widescreen este drama de guerra de Kubrick (1928- 1999) que antes tinha sido lançado apenas em versão 4:3 (formato das televisões antigas) e sem extras. Aqui, traz comentários em áudio (só em inglês), dos atores Lee Ermey, Vincent D´Onofio, Adam Baldwin e do critico Jay Cocks; trailers e um "making of" com as mesmas pessoas. Curioso, por ter sido totalmente rodado na Inglaterra, inclusive as cenas de combate no Vietnã. Nem por isso muito convincentes.

São duas partes muito claras: na primeira, Kubrick escolheu um militar de verdade para fazer o sargento durão. Tom Colceri havia sido contratado para o papel, mas o diretor preferiu usar R. Lee Ermey, que realmente era sargento e havia sido contratado apenas para colocar o elenco em forma. Ele sofreu acidente de carro durante as filmagens e em certas cenas dá para perceber que não usa o braço esquerdo machucado.

Na segunda, os soldados enfrentam um franco-atirador em locações no lado leste de Londres que estavam para ser demolidas. Quem impressiona é o estreante - irreconhecível - D'Onofrio, que faz o gordo, vítima do brutal treinamento. Só que ele teve que engordar 30 quilos para o papel. Hoje, ele esta na série de tevê "Law and Order: Criminal Intent".

Penúltimo filme de Kubrick, foi inspirado em "The Short Timers", de Gustav Hasford. Tem música original da filha de Kubrick, que assinou com pseudônimo. Depois deste filme, Kubrick demorou 12 anos até realizar "De Olhos Bem Fechados". Não há menção no making of que Anthony Michael Hall iria fazer o papel central antes de Modine, mas largou o projeto por não querer enfrentar o longo processo de filmagem.

O fotografo habitual de Kubrick John Alcott estava ocupado (ele morreria em julho de 85) e em seu lugar entre o assistente dele Douglas Milsome, nas filmagens que duraram seis meses. O titulo original se refere ao tipo de munição usado no Vietnã, recoberta de cobre. Uma cena final foi cortada (e não esta aqui) porque o diretor a achou violenta demais.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 1

Originalmente da RKO, baseado em romance "Deadlier than the Male", de James Gunn, este é dos mais notáveis film noirs, graças a competência da parte técnica do estúdio e do diretor Wise (de "West Side Story", ex-montador de "Cidadão Kane").

Claire faz uma mulher fria, tão mortal quanto o assassino (que aproveita o prestígio passageiro de Lawrence Tierney, que havia se consagrado pouco antes com "Dillinger"). A história é narrada de forma original para a época, sem nunca enfatizar a loucura do protagonista (Tierney não é bom ator, mas um bom tipo, já que era violento também na vida real).

No melhor estilo noir, tem trama complicada, fotografia claro-escuro, moralidade dúbia, coadjuvantes interessantes (Terry, lembrado como um dos maridos de Joan Crawford, faz o noivo de Trevor). Um perfeito exemplar do gênero. Cópia boa (já que a Warner lançou matriz nos EUA).

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 1

É estranho Kubrick ter preferido esta versão em standard, e não em widescreen, e não ter permitido a liberação de qualquer making of sobre o filme. Curioso por ter sido totalmente rodado na Inglaterra, inclusive as cenas de combate no Vietnã. Nem por isso muito convincentes.

São duas partes muito claras: na primeira, Kubrick escolheu um militar de verdade para fazer o sargento durão; apesar de péssimo ator, Ermey continuou carreira. Na segunda, enfrentam um franco-atirador. Quem impressiona é o irreconhecível D'Onofrio, que faz o gordo, vítima do brutal treinamento.

Inspirado em "The ShortTimers", de Gustav Hasford. Tem música original da filha de Kubrick, que assinou com pseudônimo. Depois deste filme, Kubrick passou 12 anos até realizar "De Olhos Bem Fechados".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo