UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Minha Vida É Uma Canção (1948)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Hollywood sempre gostou de biografar compositores famosos, uma forma elementar de agrupar canções em torno de uma história de vitória e sucesso, somada à um pouco de drama e geralmente embelezada e pasteurizada para evitar os habituais aspectos sombrios dos artistas.

Foi o caso deste filme da Metro mostrando, sem qualquer fidelidade, a vida da dupla Lorenz Hart e Richard Rodgers (que odiou o filme e sempre o classificou como falso e mentiroso, até porque Hart era obviamente viciado em jogo, alcoólatra e homossexual).

Na verdade os dois (interpretados respectivamente por Mickey Rooney e Tom Drake) são até acessórios frente à verdadeira avalanche de grandes canções em números musicais excelentes com as estrelas do estúdio: Gene Kelly e Vera-Ellen (juntos no antológico balé "Assassinato na Décima Avenida"/ "Slaughter on Tenth Avenue"), Cyd Charisse ("This can´t Be Love, On Your Toes" dublada por Eileen Wilson), Betty Garrett ("Way Out West"), Lena Horne ("The Lady is a Tramp" e "Where or When"), June Allyson ("Thou Swell" com os Irmãos Blackburn), Ann Sothern ("Where´s That Rainbow"), Perry Como ("Blue Room" e "Mountain Greenery") e Mel Tormé ("Blue Moon").

E ainda Judy Garland (1922-69), interpretando a si mesma, que inicialmente faria apenas uma pequena participação especial (com "Johnny One Note") mas acabou tendo seu papel aumentado (como uma forma de pagar dívidas que tinha com o estúdio, relativa a tratamentos médicos e remédios), no que seria a última vez em que contracenaria na tela com seu velho parceiro Rooney (com a canção "I Wish I Were in Love Again").

A bem jovem Janet Leigh (1927-2004) faz a esposa de Rogers, um de seus primeiros papéis importantes. A direção dos números musicais (ou seja, metade do filme) é do coreógrafo Robert Alton. Edição traz cópia bem fraca e com som ruim, obviamente tirada de um VHS. Melhor esperar por uma edição oficial da Warner.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo