UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Resgate de Trigger (1948)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Ótimo western B de Roy Rogers (1912-98), da boa fase do cowboy-cantor, pouco antes do início de sua carreira na TV. Ele interpreta a si próprio, até aparecendo brevemente filmando nos estúdios da Republic e em uma transmissão de rádio, e o enredo explora bem sua simpática persona, de cowboy boa-praça, carinhoso para com os animais e crianças, sempre gentil com os companheiros, evitando o confronto e a violência.

Bem dentro da filosofia do Western B, é uma história ingênua e simples, em que Rogers tenta reaver seu famoso cavalo Trigger (sempre reputado nos créditos dos filmes como o mais esperto da tela) das mãos de malvados bandidos, que maltratam animais e crianças (aliás, de forma bastante violenta pelos padrões do cinema da época) e matam os próprios companheiros.

Mas, curiosamente, apesar do filme mostrar uma comoção nacional pelo rapto, apenas Rogers, seus amigos e o xerife da pequena cidade procuram pelo famoso cavalo. A comicidade fica por conta do grande ator característico Andy Devine (1905-77), e Rogers divide algumas das bonitas canções com o grupo vocal Sons of The Pioneers.

Boa diversão à moda antiga. A cópia fraca torna ainda pior a fotografia em Trucolor, que originalmente já não era grande coisa. No Brasil foi exibido nos cinemas como "Balas Traiçoeiras".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo