UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

A Bela Ditadora (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

O mitológico coreógrafo e diretor de musicais Busby Berkeley (1895-1976) encerrou sua excepcional carreira de realizador com esse musical quase clássico da Metro, que a Warner não quis lançar aqui e sai em edição espúria.

Baseado em uma idéia de Gene Kelly e Stanley Donen (que também encenaram em conjunto todos os números musicais). Era um veículo para Kelly e Frank Sinatra, que estava em baixa em sua carreira no cinema e investindo na parceria com o dançarino.

Eles fazem o mesmo tipo de dupla de amigos de "Marujos do Amor" ("Anchors Aweigh", 1945) e "Um Dia Em Nova York' ('On The Town', 1949). Kelly é o sedutor malandro que ensina os truques para o tímido e ingênuo Sinatra. Aqui o objeto da sedução é a estrela nadadora (cujo estilo o próprio Berkeley havia ajudado a definir) Esther Williams. Ela nada em apenas uma cena curta, mas está linda e encantadora, bem à vontade no papel.

O humor do roteiro é ajudado pelas canções de Adolph Green e Betty Comden, e parte das palhaçadas fica a cargo de Betty Garrett e Jules Munshin, que logo depois voltariam a formar um time com Kelly e Sinatra em "Um Dia Em Nova York", com resultado ainda superior. Diversão leve em Technicolor com a inconfundível marca da Metro. Cópia excelente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo