UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Na fase mais difícil dos estúdios Disney, quando eles ainda lutavam com a falta de recursos (pré-tevê, pré-Disneylândia e com "Cinderela" ainda em produção), eles resolveram apresentar nos cinemas esta reunião de dois média-metragens (no Brasil, se chamou "Dois Sujeitos Fabulosos") inspirados em contos famosos.

O primeiro é "O Sapo Maluco" (em inglês, "The Wind in the Willows", ou seja, "O Vento nos Chorões"), de Kenneth Grahame, que é sobre um sapo chamado Mr. J. Thaddeus Toad (J. T. Sapo ou Sapo Tadeu), dono de Toad Hall, e que é dado a manias de grandeza e novidades como um novo carro. Isso acaba levando-o a ter problemas, e são os amigos Verruga, Rato e MacBadger que literalmente precisam salvá-lo de si mesmo.

O segundo é ainda mais famoso, "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" ("The Legend of the Sleepy Hollow", refilmado por Tim Burton), baseado no conto de Richard Irving, numa cidadezinha da Nova Inglaterra, onde o novo professor Ichabod Crane, se apaixona por Katrina, apesar da oposição do fortão da cidade, Brom Bones. Até aparecer o fantasma do homem sem cabeça.

Curiosamente premiado com o Globo de Ouro de Melhor Fotografia a Cores, o filme foi o último dos pacotes do estúdio e a ligação entre os personagens é vaga (ambos são dados a serem desastrados).

As três canções centrais de Ichabod são interpretadas no original pelo célebre Bing Crosby, que faz também o narrador. Com freqüência, as duas histórias têm sido apresentadas separadamente em home vídeo e televisão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo