UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Baixeza (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Clássico do cinema noir, dirigido com estilo por um dos mestres do gênero, o alemão Robert Siodmak (1900-73) e com roteiro enxuto e cheio de diálogos inspirados de Daniel Fuchs, baseado em livro de Don Tracy.

As marcas do universo noir estão todos presentes aqui (a mulher fatal, a narração em off, a fotografia contrastada, os ambientes sórdidos, a tragédia sempre latente, a passividade dos personagens frente ao que parece ser um destino inescapável), mas a encenação criativa e com ritmo perfeito de Siodmak fazem toda a diferença.

Burt Lancaster (1913-94) julgava que o filme seria só mais um policial B banal e não queria fazê-lo, mas ele e Dan Duryea (1907-68) impressionam nos papéis centrais, ambíguos e envoltos em sombras (reais e metafóricas). Com locações na parte mais pobre de Los Angeles, trilha sonora climática de Miklos Rozsa e final elaborado, é um dos bons exemplares do gênero.

Tony Curtis, em início de carreira, pode ser visto rapidamente dançando rumba com Yvonne de Carlo. Foi refilmado mediocremente por Steven Soderbergh em 1997 como "Obsessão" ("The Underneath", com Peter Gallagher e Elisabeth Shue).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo