UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Meu Querido Carneirinho (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

Um dos mais belos filmes produzidos pela Disney, numa época em que ainda não tinha experiência com fitas com atores. Inspirado em livro ("Midnight and Jeremiah") de Sterling North, é valorizado por um esplêndido Technicolor (talvez o mais bonito de toda a história do estúdio). E dois encantadores atores infantis (que já vinham de Canção do Sul). Rodado em 1946 mas só lançado em 1949, o filme conta uma história nostálgica com bela recriação de época e uns poucos interlúdios em desenho animado, uma canção no começo e aparições ocasionais de uma corajosa professora (que também apresenta canções).

Mas a canção mais famosa é interpretada pelo cantor folk-country Burl Ives (que em 1959, barbudo e mais gordo ganharia Oscar de Coadjuvante por "Da Terra Nascem os Homens"). É "Lavender Blue" que foi indicada ao Oscar. Disney sempre dizia ter crescido num lugar semelhante ao deste filme. Bobby Driscoll ganhou nesse ano um Oscar especial em miniatura de Melhor Ator Infantil.

O filme ainda é mais valorizado pela edição que tem como bônus um Livro de Rascunhos (na verdade, mostrando os desenhos de arte feitos para o figurino e direção de arte do filme), uma introdução feita na tevê para o filme (ainda em preto e branco) mas o melhor é no quadro "Achados e Perdidos" (de 25 minutos) onde aparecem trechos raros e inéditos do filme, em geral cenas alternativas (são outtakes, copiões, daylies restaurados mas sem som). Narrados de forma bem humorada e informativa por Scott McQueen (encarregado da restauração) e o cinéfilo Les Perkins. Recomendado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo