UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Um Dia Em Nova Iorque (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 5

Musical clássico da Metro, dos mais perfeitos do estúdio, repleto de momentos brilhantes, extremamente criativo e original. Foi o primeiro dos três filmes que Kelly dirigiria junto com Donen (ambos estavam estreando na função) e colocaram toda sua energia no filme, o que fica evidente desde os momentos iniciais. Claro que o elenco perfeito (e aproveitado de forma equilibrada e sem estrelismos) ajuda bastante.

Sinatra canta pouco mas capricha no humor, num papel semelhante ao que fez ao lado de Kelly em "Marujos do Amor" (1945); Ann Miller e Vera-Ellen estão dançando maravilhosamente, a comediante Betty Garrett rouba todas as cenas em que aparece (devido a problemas do marido com a paranóia McCarthista, ela fez pouco cinema e esse é seu melhor momento), o comediante astro da Broadway Jules Munshin também fez poucos filmes, sendo mais lembrado por este e, claro, Kelly estava no auge e não poderia se sair melhor.

Além disso, o texto é muito bom (dos mesmos autores de "Cantando na Chuva"), com uma infinidade de piadas e trocadilhos e muito romantismo. Foi o primeiro grande musical rodado em locações, o que foi bastante trabalhoso e um desafio. Ainda que a maior parte dos números tenha sido feito em estúdio. Simplesmente perfeito e inesquecível. Alice Pearce (1917-66), que faz a amiga feia da taxista, mais tarde alcançaria a imortalidade fazendo a vizinha bisbilhoteira Senhora Kravitz no seriado de TV "A Feiticeira".

Originalmente o musical foi um show da Broadway, mas quando a Metro o adaptou preferiu usar uma nova trilha musical, conservando apenas a música tema "New York, New York" (que está entre as cem melhores de todos os tempos, votada pelo AFI e que é basicamente a única feita inteiramente nos pontos turísticos da cidade). Infelizmente, traz como extras apenas trailer e galeria de cartazes. Como a Warner não quis lançar aqui a versão americana do DVD, o que sai aqui é espúrio. Mas melhor que nada. Ao menos vem em ótima cópia.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo