UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

Até O Último Homem (1950)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Prestigiado drama de guerra realizado pelo especialista Lewis Milestone (1895-1980), Oscar de Direção pelo clássico "Sem Novidades No Front" ("All Quiet On The Western Front", 1930). Realista e fotografado em Technicolor, mostra os esforços de um batalhão liderado por um amargurado ex-professor (Richard Widmark) que luta contra japoneses em uma ilha do Pacífico.

O filme equilibra ação com uma abordagem humana e sensível dos personagens (feitos por então novatos como Robert Wagner, Richard Boone, Jack Palance), as relações que vão se estabelecendo entre eles, os efeitos da pressão do combate sobre seu autodomínio, suas convicções civis, sua sanidade. Resultando, naturalmente, mais em libelo anti-bélico do que em glorificação da guerra.

Foi um grande sucesso na época (inclusive porque então não eram tão comuns os filmes do gênero a cores, geralmente feitos em preto e branco para usar imagens reais de arquivo) e envelheceu bem, ainda impressionando e comovendo. O título original se refere a trecho do hino dos fuzileiros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo