UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Guerra

Ilusão Perdida (1950)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

A Aurora está se especializando em raridades, como este filme americano que nunca passou na televisão brasileira. Mas foi feito por autor importante e com uma temática datada (mas por isso mesmo histórica).

Tem a curiosidade de ser o filme menos famoso da ilustre carreira de Montgomery Clift, que no auge da beleza só aceitava projetos em que acreditava. Como neste caso, em formato de semi-documentário (utiliza jornalistas de verdade e muitos militares creditados com seu cargo).

Foi rodado em locações na Alemanha e revelou a atriz local Cornell (que passou a ter um Miss na frente, para não pensarem que era homem), que depois faria vários outros filmes em Hollywood (como "Istambul" com Flynn, "Nunca Deixei de te Amar", com Rock Hudson).

Basicamente é sobre dois sargentos da Força Americana que trabalham, em 1948, para evitar o Grande Bloqueio que sofreu a Cidade de Berlim por parte dos comunistas. Isso obrigava a cidade a ser abastecida apenas por via aérea. Um dos sargentos odeia os alemães, e outro que se apaixona por uma viúva alemã e fica conhecendo o submundo da cidade.

Alguém se lembrava de que a cidade havia estado sitiada? Por isso mesmo que deve ficar conhecendo o filme. Frase famosa: "quando você vive no esgoto, logo descobre que os ratos de esgoto estão mais bem equipados para sobreviver".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo