UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Meu Amigo Harvey (1950)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 5

O texto original de Mary Chase ganhou o prêmio Pulitzer e foi interpretado em Londres por Stewart. Ele também teve indicação ao Oscar e Josephine Hull (1884-1957), que havia criado o papel da irmã na Broadway, levou o Oscar de Coadjuvante. Stewart considerava este um de seus papéis preferidos. Foi refilmado para a TV em 1997, como "Harvey", lançado em vídeo no Brasil, dirigido por George Schaefer, com Leslie Nielsen.

O que você diria de um homem de meia-idade (que freqüenta bares, mas nunca aparece alcoolizado) que adora apresentar para todo mundo seu companheiro inseparável, um coelho gigante e invisível? (Há uma explicação, ele seria um "Pooka", que seria do folclore celta, uma espécie de espírito brincalhão que pode tomar diversas formas). Obviamente, todo mundo acha que ele é louco, mas inofensivo. Só que a irmã, no fundo uma boa alma, pensa em interná-lo num sanatório (numa confusão, ela que acaba internada) e o próprio diretor do lugar (o bonachão e querido ator característico Cecil Kelaway) é que fica acompanhado por Harvey.

Esta é a história simples e, por isso mesmo, ainda tão eficiente, de um herói invisível, que não é visto nem sequer em sombra (o máximo que se aprecia de Harvey, fora as mesuras e gestos de Stewart, é um retrato que pintaram dele com o coelho gigante). Talvez por isso ainda resista tão bem esta encantadora comédia, que transcende o mero teatro filmado por causa da presença magnética e bonachona de Stewart, realmente em seu melhor momento. Com menos tiques, mais humano, dizendo tudo com a maior sinceridade.

Pode ter envelhecido um pouco a estrutura teatral, mas o filme é divertido, alegre, o melhor já feito sobre amigos secretos ou imaginários e, por isso mesmo, libertário e sem moralismos (o final é particularmente bonito), de tal maneira que a gente fica realmente até com a impressão não só de que Harvey existe, como até o vemos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo