UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Policial

Chaga de Fogo (1951)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 18/01/2006
Nota 1

O filme "Chaga de Fogo", de William Wyler, é a adpatção da peça "Plantão 21", do consagrado Sidney Kingsley, que já tinha feito "Beco Sem Saída", 1937, com Wyler. Não houve preocupação de disfarçar sua origem teatral. Tudo foi feito em estúdio em apenas cinco semanas e foi o filme que o diretor, famoso por sua lentidão, rodou mais rápido.

Wyler chamou do elenco original da Broadway apenas quatro atores: Michael Strong e Joseph Wiseman (como ladrões), Horace McMahon (como o chefe do local) e Lee Grant (indicada ao Oscar de atriz coadjuvante em seu papel de estréia no cinema).

"Chaga de Fogo" foi o único filme que Wyler fez com o astro Kirk Douglas. Grande parte do mérito do sucesso do filme se deve ao iluminador e diretor de fotografia, Lee Garmes, que sabe usar gruas e capricha nas composições.

Não se usa trilha musical, mas a precisão de Wyler nos faz gostar dos personagens, torcendo pelo rapaz ladrão e pela mulher dele (Eleanor Parker, então no auge de sua carreira). O filme teve indicações ao Oscar de atriz (Eleanor), atriz coadjuvante (Lee), diretor e roteiro. Lee foi ainda melhor atriz no Festival de Cannes. Foi indicado a três Globos de Ouro (Kirk, Eleanor e Lee).

O autor Kingsley dis que o filme tinha mais impacto do que a peça porque conseguiram ótimas caracterizações do elenco. E estava certo, em cópia excelente, o filme ainda fica tenso e impressionante. Traz a dublagem em português original da TV.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo