UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Subida Ao Céu (1952)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Buñuel (1900-83) teve diversos problemas para realizar, durante seu exílio mexicano, essa adaptação de texto do poeta espanhol Manoel Altolaguirre (também produtor do filme), desde greves da equipe até escassez de recursos e dificuldades com o protagonista, Esteban Márquez (que parece ter convencido Buñuel de um inexistente grande currículo para obter o papel).

Isso explica porque, apesar de conter vários elementos tipicamente buñuelianos (o sonho surrealista, a sedução dentro do ônibus, os personagens bizarros em situações inesperadas), o filme seja esquemático e previsível, nunca chegando a decolar.

Também não convence muito o moralismo evidente (o rapaz parece passar por todo tipo de tentação, da gula a luxúria, que o atrapalham na missão de cumprir o desejo da mãe moribunda). Só mesmo uma curiosidade para os completistas do diretor.

E há ainda a beleza de Lilia Prado, estrelinha do cinema mexicano e atriz constante de Buñuel nesse período. A cópia também é razoável e não chega a atrapalhar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo