UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Alucinado (1953)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

São pouco vistos os filmes realizados pelo espanhol Buñuel em sua fase de exílio no México (1947-55), para onde foi a fim de fugir da ditadura de Franco. Mas nesse período ele realizou algumas obras-primas que figuram entre os seus melhores trabalhos (junto com outros filmes menores de encomenda).

Este é dos melhores, um melodrama aparentemente banal, mas que se revela um brilhante estudo do comportamento humano e que o próprio Buñuel considerava como um de seus melhores filmes.

Com bela fotografia do mestre Gabriel Figueroa e uma atuação excelente de Arturo de Córdova (mexicano que chegou a fazer carreira em Hollywood), o filme reúne a temática habitual do diretor: a crítica feroz aos valores da burguesia, o anti-clericalismo e o erotismo (estes dois últimos reunidos brilhantemente: o protagonista é fetichista por pés e se apaixona pela esposa durante uma cerimônia de lava-pés na Igreja).

A seqüência no campanário da igreja tem inegáveis semelhanças com o posterior "Um Corpo Que Cai" ("Vertigo", 1958), de Hitchcock, que aliás era um admirador de Buñuel. Perturbador e com um final ambíguo, merece ser descoberto. Boa versão restaurada.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo