UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

O Diabo Riu Por Último (1953)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Aventura cômica, com pouca graça e muita confusão, que mostra claramente na tela que foi filmada às pressas (em locações na Itália e em estúdios ingleses) e com o roteiro do diretor John Huston (1906-87) em parceria com Truman Capote (1924-84), remendado durante as filmagens, quando o autor original foi mandado embora.

Huston convenceu o amigo Bogart, através de sua companhia Santana, a produzir o filme. Mas, como era hábito seu, isso era só uma desculpa para passear mundo afora às custas de uma produção, e o ator perdeu muito dinheiro.

Mal recebido e fracasso de público na época, Huston defende o trabalho em sua autobiografia como à frente de seu tempo, mas vendo-o hoje, o que temos é uma história mal-narrada, com elenco absolutamente descontrolado (em especial Jennifer Jones, fazendo a esposa inglesa com os cabelos tingidos de loiro), muita gritaria e reviravoltas gratuitas e inconvincentes.

Apesar de ter seus admiradores e até um certo culto, defendido por muitos críticos europeus, só vale mesmo para os fãs de Bogart. Ou de Peter Lorre, que pouco tem a fazer.

Tenta ser bem humorado e até sátira ao gênero film-noir, mas raramente funciona. Para piorar, a cópia é bem ruim, devido ao fato do filme estar em domínio público nos EUA.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo