UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Titanic (1953)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/12/2005
Nota 5

"Titanic", o filme de maior bilheteria de todos os tempos, você já conhece. É o vencedor dos Oscar de melhor filme, direção, canção ("My Heart Will Go On", de Céline Dion), direção de arte, fotografia, figurino, edição, trilha sonora, som, efeitos sonoros e efeitos visuais.

"Titanic", com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, foi também o filme mais caro da história. Tecnicamente, é o que há de melhor. O dinheiro gasto é visto na tela (as cenas de um naufrágio nunca foram mostradas desse jeito). Já era uma grande história e foi contada por James Cameron de uma maneira universal e irresistível.

Esse filme havia lançado antes em DVD numa edição paupérrima, sem extras, e agora vem em edição especial, em dois discos. Traz comentários em áudio do diretor, elenco e produção, histórico, bastidores, final alternativo, clipe. Outra edição (no que se supõe ser definitiva, a "de colecionador"), em quatro discos, vem também com cenas excluídas, paródias, marketing, galeria de fotos, "Extras: Notícias de 1912"; Lapso de Tempo (TimeLine da Construção), Apresentação do Mergulho, equipe de vídeo, visita ao navio, videomatics e efeitos visuais.

Destaque para o final alternativo e até agora desconhecido, que mostra mais detalhes da operação de resgate levada por Bill Paxton (nesse final, a decisão de jogar o diamante no oceano é tomada coletivamente por todos e não apenas pela senhora).

Nas cenas inéditas, há um romance paralelo do amigo de DiCaprio, feito por Danny Nucci, uma boa perseguição do casal no navio já meio submergido e maiores detalhes (que também humanizam um pouco o vilão Billy Zane, que Cameron no comentário admite ser o ponto fraco do filme).

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 4

Exibido nos cinemas brasileiros como "Náufragos do Titanic" e lançado em DVD para aproveitar o relançamento em edição especial da famosa versão de 1997 do mesmo estúdio, este "Titanic", de 1953, é mais modesto, mas a melhor versão feita até hoje.

Simplesmente porque conta uma história mais humana e sensível, centrando a ação não na tragédia geral, mas num casal rico que tem problemas quando o marido (Clifton Webb, então grande astro em papéis de homens pedantes) descobre que o filho menor não é seu e o despreza _enquanto justamente o garoto o venera.

Barbara Stanwyck faz a mulher infiel, e a encantadora Audrey Dalton, a filha mais velha, tem um romance com um rapaz da outra classe (Robert Wagner, num dos papéis que o transformaram em astro). Thelma Ritter, a grande coadjuvante, faz o personagem de Molly Brown, aqui como Maude Young, vivido depois por Debbie Reynolds, em "A Incrível Molly".

"Titanic" foi indicado ao Oscar de direção de arte e ganhou o de roteiro. Extras: documentário "Além do Titanic: História vs Hollywood", trailer de cinema.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 5

O filme é o mesmo que você já conhece. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme, Direção, Canção ("My Heart will Go On", cantada por Céline Dion), Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Montagem, Trilha Musical, Som, Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais. E responsável ainda pela maior bilheteria de todos os tempos (e também o filme mais caro).

Tecnicamente, é o que há de melhor. O dinheiro gasto é visto na tela (as cenas do naufrágio nunca foram mostradas desse jeito). Já é uma grande história e foi contada agora de uma maneira universal e irresistível.

Havia saído antes em DVD numa edição paupérrima, sem extras, e agora vem em edição especial, em dois discos. Traz comentários em áudio de Cameron, Elenco e Produção, histórico, Bastidores, Final Alternativo, Clipe Musical.

Outra edição (no que se supõe ser definitiva, de Colecionador), em quatro discos, vem ainda com cenas excluídas, paródias, marketing, galeria de fotos, notícias de 1912; Lapso de Tempo (TimeLine da Construção), Apresentação do Mergulho, Equipe de vídeo, Visita ao Navio, Videomatics e Efeitos Visuais.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo