UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Uma Pulga na Balança (1953)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Estréia na direção do italiano Luciano Salce, que também realizaria a última fita do estúdio, "Floradas na Serra". É baseado num roteiro original do também italiano Fabio Carpi. Tanto ele quanto Salce depois se tornariam importantes realizadores do cinema italiano.

Foi um filme muito premiado, ganhou três prêmios Sacis do Estado de S. Paulo, Argumento, Fotografia de Ugo Lombardi (pai de Bruna) e Direção de Arte. A estreante Gilda Nery ganhou o prêmio Governador do Estado e o da Associação dos Críticos Cinematográficos.

A história é muito engenhosa. Na prisão, Waldemar Wey realiza um golpe. Escolhe por acaso, usando a brincadeira de uma pulga na balança, um anúncio funerário. Depois se apresenta para a família como amigo do falecido e insinua ligações escusas com o finado. Assim, faz chantagem em troca de seu silêncio. Até o dia em que se envolve com outra prisioneira, Gilda Nery.

Entre as vítimas, vamos encontrar nomes ilustres do Cinema e Teatro brasileiros, como Paulo Autran, Mário Sergio, John Herbert, uma pontinha de sua então mulher Eva Wilma, Ruy Afonso, Célia Biar e a estréia no cinema da atriz Lola Brah. Você vai se divertir com esta comédia, por sinal uma das minhas preferidas da época. A cópia é fraca, não restaurada. Faz parte do Vol. 1 da "Coleção Vera Cruz".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo