UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Viagem à Itália (1953)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Foi um enorme fracasso em sua estréia este filme que o italiano neo-realista Rossellini fez com sua então esposa Ingrid Bergman (e ajudou a acabar com o casamento deles não muito tempo depois). Ele gostava de desglamourizá-la (ou seja, torná-la mais feia do que nas fitas em Hollywood). E o fato é que Sanders odiou o método de filmar do diretor (sem roteiro, improvisando, rodando sempre em locações. A versão aqui é dublada em inglês e tem qualidade de média para boa).

O filme foi redescoberto pela turma do "Cahiers du Cinema", que insiste que é uma obra-prima, precursora das fitas de Antonioni. Realmente era um caso raro fazer filmes sobre viagens (é quase um road movie) e evitar o lado melodramático dos conflitos domésticos.

Particularmente não gosto do diretor, nem do filme, que me parece frio, estático, mal encenado, com Ingrid dura e forçada. O drama é sem emoção e mesmo a narrativa trôpega e banal, sem a poesia ou garra de outros filmes italianos da época. Como tem defensores, veja e decida por si. Também conhecido como "Viagem pela Itália" ou "Romance na Itália". Faz parte da "Coleção Roberto Rossellini".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo