UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Jardim do Pecado (1954)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Era impressionante o prestígio do gênero western no começo dos anos 50, onde era possível reunir grandes astros do momento num filme como este. Que aliás sai no Brasil em DVD em formato de tela Widescreen (que é a única forma de fazer jus a seus enquadramentos) antes dos EUA.

Embora hoje em dia estejamos acostumados com uma narrativa mais ágil e ritmo mais intenso, é impossível não se impressionar com o carisma do elenco (mesmo que não tenha closes porque na época não sabiam usar direito o Cinemascope, então no máximo temos planos médios).

Cooper e Widmark (um dos melhores bad guys do cinema) são dois caçadores de fortuna que chegam a futura California e depois de ouvirem Rita Moreno ("West Side Story") cantando num bar são convocados para a aventura.

A ruiva Susan, com seu temperamento incendiário, faz a esposa (o interesse romântico é secundário para se enfatizar o valor da amizade entre homens, tema caro ao Western).

Este foi o único filme do gênero que teve trilha musical do mestre Bernard Hermann ("Cidadão Kane"). Rodado em locações no México, tem bela fotografia, excelente elenco e uma frase famosa ao final: "Se a terra fosse feita de ouro, o homem mataria por um punhado de poeira".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo