UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Sete Noivas para Sete Irmãos (1954)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 15/02/2005
Nota 5

"Sete Noivas para Sete Irmãos" é um dos melhores filmes musicais de todos os tempos e que fez sucesso no Brasil graças à excepcional coreografia de Michael Kidd, que eventualmente ganharia Oscar por sua carreira na dança.

O filme foi feito com muito pouco dinheiro, em duas versões (uma em cinemascope, excepcionalmente bem utilizado, e outra menor, que nunca foi distribuída e vem como extra nesta edição), porque o estúdio acreditava mais em outro musical da mesma época, o fracasso "A Lenda dos Beijos Perdidos" (Brigadoon, 1954), com Gene Kelly e Cyd Charisse.

Houve até censura da letra da música em que se dá a idéia de que eles dormem com ovelhas!

Indicado ao Oscar de melhor filme, montagem, fotografia e roteiro, "Sete Noivas" ganhou o de trilha musical para Saul Chaplin. Feito especialmente para o cinema, com canções de Gene de Paul e Johnny Mercer, só depois o filme foi adaptado para a Broadway.

É impressionante como os números de dança são bem integrados à história, principalmente na seqüência em que estão construindo um celeiro com os vizinhos e tudo vira um duelo de dança. Tudo muito masculino, viril, coisa até de malabarista.

Apesar de dois dos irmãos não saberem dançar, os outros cincos são mestres. A atriz que aparece como Julie Newmeyer nos letreiros depois viraria Julie Newmar, a mulher-gato do seriado Batman. "Sete Noivas para Sete Irmãos" é um filme alegre e atemporal.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo