UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Um Fio de Esperança - Edição Especial (1954)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 19/06/2007
Nota 4

Durante mais de 40 anos este filme esteve fora de circulação, embora tenha sido um enorme sucesso. Só agora, depois de ter passado na TV por assinatura, sai em DVD, comemorando os cem anos de nascimento do astro John Wayne (1907-1979).

Foi uma produção da companhia de Wayne, a Wayne-Fellows, baseada em best seller de Ernest K. Gann e precursora dos filmes-catástrofe dos anos 70, como a série "Aeroporto". Cria a fórmula que se tornaria padrão: um desastre colocando em risco um grupo heterogêneo de pessoas, cujas vidas e problemas aos poucos vamos conhecendo. Era Spencer Tracy quem ia fazer o papel central e Wayne só aceitou porque precisavam de um astro conhecido para viabilizar a cara produção, que teve como diretor o competente William Wellman (1896-1975).

Ele equilibra bem o suspense e a tensão com os problemas pessoais dos passageiros e tripulantes, meio datados e banais: um casal à beira do divórcio, outro recém-casado, um físico que constrói armas letais, uma mulher deportada, uma prostituta com coração de ouro, o piloto que entra em pânico. Os efeitos especiais envelheceram, mas não a famosa trilha musical de Dimitri Tiomkin, ganhadora do Oscar. Tiomkin também foi indicado (com Ned Washington) pela canção "The High and the Mighty". O filme foi candidato ainda nas categorias de direção, montagem e atrizes coadjuvantes (Jan Sterling e Claire Trevor).

A edição em DVD é excelente, com dois discos, e faz parte da caixa "Coleção John Wayne".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo