UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

A Um Passo da Morte (1955)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Faroeste Classe A, o primeiro projeto da produtora de Kirk Douglas, Bryna (o nome da mãe dele), distribuído originalmente pela United Artists. Douglas caprichou filmando em Cinemascope em belas locações no Oregon, com eficiente roteiro pró-índios de Frank Davis e Ben Hecht, música de primeira linha do mestre Franz Waxman e a elegante direção de De Toth.

O protagonista, ambíguo e de caráter meio duvidoso, também era talhado sob medida para o ator, e o interesse romântico é feito por uma italiana, Elsa Martinelli, coberta de maquiagem como uma princesa índia em seu primeiro filme nos EUA (antes tinha feito duas pontas na Europa e acabou virando estrela). A outra mulher, a pioneira que se apaixona pelo herói, é bem interpretada pela ex-mulher de Kirk (e mãe de Michael), Diana Douglas.

Walter Matthau (1920-2000), em começo de carreira no cinema faz o vilão. O ator característico Hank Worden (1901-92), muito lembrado por sua presença habitual nos filmes de John Ford, curiosamente faz dois papéis: do líder índio morto, que desencadeia a guerra, e de carcereiro do Forte! Boa diversão em um bom exemplar do gênero, movimentado e bem realizado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo