UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Ladrão de Casaca - Edição para Colecionador (1955)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 05/06/2007
Nota 4

Este é o filme de que o diretor Alfred Hitchcock menos gostava, simplesmente porque lhe fez perder sua estrela preferida, por quem estaria secretamente apaixonado. É que "Ladrão de Casaca" foi rodado em locações autênticas na Riviera Francesa, em torno de Cannes, Nice e Monte Carlo. E, durante as filmagens, a estrela Grace Kelly conheceu o príncipe Rainier de Mônaco, a quem começou a namorar e com quem iria se casar logo depois, abandonando o cinema para sempre. Hitchcock nunca se conformou com isso e o resto da vida passou tentando convencer Grace a retornar.

"Ladrão de Casaca" é um filme de romance e suspense, rodada pelo sistema em tela larga Vistavision, que dava maior nitidez às imagens (a cópia deste DVD é especialmente boa). Seu estilo lembrava fitas de ladrões sofisticadas como Arsène Lupin e depois seria imitado em filmes como "Charada" e "Arabesque", ambos de Stanley Donen.

Cary Grant faz o herói com seu charme habitual. Trata-se de um famoso ladrão e ex-membro da resistência antinazista. Quem faz o policial que o procura é o já então veterano ator francês Charles Vanel, famoso por "O Salário do Medo". O filme é valorizado por um roteiro sofisticado de John Michael Hayes, com muitas frases de duplo sentido. O romance do casal central é cheio de situações românticas e insinuantes. Aliás, Grace raramente esteve tão bonita e sensual. O triste é perceber que o filme mostra as mesmas estradas e curvas que iriam provocar sua morte em 1982, quando tinha apenas 54 anos.

Outro ponto alto do filme é a fotografia em Technicolor de Robert Burks, que ganhou um Oscar e consegue criar clima e emoção, principalmente nas famosas cenas de perseguição pelos telhados. Um detalhe curioso: as cenas de praia foram rodadas em Cannes, em frente ao hotel Carlton, onde se passa a maior parte do festival de cinema.

Obviamente, como todo filme de suspense, "Ladrão de Casaca" tem final inesperado e foi um grande sucesso de bilheteria. Mesmo sem ser considerado um dos melhores filmes do diretor, certamente é dos mais divertidos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo