UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Ladrão de Casaca (1955)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Este é o filme de que Hitchcock menos gostava, simplesmente porque lhe fez perder a sua estrela preferida, por quem estaria até secretamente apaixonado. É que "Ladrão de Casaca" foi rodado em locações autênticas na Rivieira Francesa, em torno de Cannes, Nice e Monte Carlo. E durante as filmagens, Grace Kelly conheceu o príncipe Rainier de Mônaco, com quem começou a namorar e com quem iria se casar logo depois, abandonando o cinema para sempre. Hitchcock nunca se conformou com isso e o resto da vida passou tentando convencer Grace a retornar. Quase conseguiu isso com "Marnie", mas teve de voltar atrás quando os cidadãos de Mônaco foram contra. Ou então procurou uma nova Grace Kelly para substituí-la.

Foi chamado de "Champanhe Hitchcock", uma fita de romance e suspense, rodada pelo sistema em Widescreen, Vistavision, que dava maior nitidez às imagens (a cópia é especialmente boa), num estilo que lembrava fitas de ladrões sofisticadas como "Arséne Lupin" e que depois seria imitado em filmes como "Charada e Arabesque", ambos de Stanley Donen.

Cary Grant é quem faz o herói, com seu charme habitual, um famoso ladrão e ex-membro da resistência anti-nazista. Quem faz o policial que o procura é um já então veterano ator francês Charles Vanel, famoso por "O Salário do Medo".

O filme é valorizado por um roteiro sofisticado de John Michael Hayes, cheio de frases de duplo sentido, como a famosa pergunta de Grace Kelly ("como ele gosta dos ovos?"). Seu relacionamento com Grace Kelly é cheio de situações românticas e insinuantes. Aliás, Grace raramente esteve tão bonita e sensual. O triste é perceber que o filme mostra as mesmas estradas e curvas que iriam provocar sua morte em 1982, quando tinha apenas 54 anos. Foi num acidente de carro nesta mesma estrada, causado aparentemente por um derrame cerebral.

Outro ponto alto do filme é a fotografia em technicolor de Robert Burks, que ganhou um Oscar, que consegue criar clima e emoção, principalmente nas famosas cenas de perseguição pelos telhados. Um detalhe curioso: as cenas de praia foram rodadas em Cannes, em frente ao Hotel Carlton, onde se passa a maior parte do famoso festival.

Obviamente, como todo filme de suspense, "Ladrão de Casaca" tem final inesperado e foi um grande sucesso de bilheteria. Mesmo sem ser considerado um dos melhores filmes do diretor, certamente é dos mais divertidos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo