UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Marty (1955)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Foi a firma de Burt Lancaster que produziu este filme, ganhador dos Oscars de Melhor Filme, Direção, Ator (Borgnine), Roteiro (Paddy Chayesfsky) e indicado ainda a Coadjuvante (Joe Mantell), Atriz Coadjuvante (Betsy Blair), Direção de Arte e Fotografia. Foi o primeiro e único vencedor do Oscar que é uma adaptação de uma peça de TV (originalmente feita ao vivo com Rod Steiger no papel central). Criou moda (depois dele, houve várias outras adaptações de teleteatros), dando novo realismo e também humanismo aos filmes americanos.

Borgnine, que era um coadjuvante e freqüentemente fazia vilões, aqui consegue o papel de sua vida, como o açougueiro de origem italiana, que tem problemas com a mãe, a tia (que vai morar com eles) e, principalmente, com a pressão social que exige que ele se case com alguém. Mas como não é uma figura atraente, tem problemas em encontrar uma garota, até que aparece Clara (que tem um rosto agradável, mas não é popular. Ele a conhece quando um rapaz a larga e tenta até pagá-lo para levá-la para casa).

Quem faz o papel é a pouco conhecida, mas sensível Betsy (que, na época, era casada com Gene Kelly, e depois se casou com o diretor Karel Reisz, mas fez pouco cinema). O filme resistiu bem ao tempo (ainda que a primeira parte seja mais forte que a final), apesar de sua modéstia (ou talvez por causa disso mesmo).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo