UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Chico Fumaça (1956)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Em seu primeiro filme para o produtor Oswaldo Massaini, Mazzaropi (1912-81) caiu nas mãos experientes de Vitor Lima (1920-81), diretor carioca que foi dos mais atuantes artesões brasileiros, primeiro como roteirista na Atlântida, depois como diretor na Herbert Richers, na Magnus de Jece Valadão e em outras produtoras. Também o roteiro é dele em parceria com outro especialista, Alípio Ramos (que além de escrever também produzia, em geral em parceria com o irmão Eurides Ramos).

Os dois criaram uma boa história, com tons de sátira política. Um caipira ingênuo e simplório que vive no interior e durante as tardes fica vendo os trens passarem, evita, por acaso, um acidente, salvando os passageiros da morte certa. Vira herói nacional, vai para a capital federal, o Rio de Janeiro, e envolve-se com mulheres e malandros que querem roubá-lo. A trama no Rio serve de pretexto para números musicais variados, ao estilo de comédias cariocas, com o próprio Mazzaropi, a cantora Zezé Gonzaga, Cauby Peixoto, Mara Abrantes, Neusa Maria e Trio Nagô.

É também uma rara ocasião em que um personagem de Mazzaropi se envolve com álcool (quando ele bebe fica forte e agressivo). A mocinha é Celeneh Costa, uma jovem carioca que tinha sido revelada em Colégio de Brotos, da Atlântida e estaria também em "O Noivo da Girafa". Mas no elenco há outros nomes importantes, como Roberto Duval (que estaria em outros filmes de Mazzaropi), Wilson Grey, Suzy Kirbi, Cazarré. Edição traz boa cópia. Um dos melhores filmes do comediante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo