UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

O Homem Errado (1956)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 30/11/2004
Nota 4

Em inúmeras variações, o tema do homem acusado injustamente por crime que não cometeu foi constante na filmografia de Alfred Hitchcock. Mas em nenhum outro filme ele o abordou de forma tão direta e sombria como em "O Homem Errado".

O filme mostra um caso real de um músico que tem sua vida arruinada ao ser identificado, por engano, como um assaltante e não tem como provar sua inocência. Hitchcok era muito crítico em relação ao filme, considerando-o um semifracasso.

E, de fato, é dos filmes mais frios e depressivos dele. Sufocante, lento e sem a ironia característica de Hitchcock, tem fotografia escura e contrastada que acentua o clima de pesadelo.

Mas há momentos notáveis, como quando a câmera faz movimentos circulares em torno do herói, como se ele estivesse para desfalecer. Henry Fonda é perfeito para o personagem-título -tem cara de gente comum, de forma contida e seca, e ajuda a construir o clima.

Vera Miles (de "Psicose" e uma das atrizes favoritas do diretor) tem uma de suas melhores atuações -e é impossível falar mais da personagem dela sem estragar o suspense. Hitchcock não aparece em ponta desta vez, apenas narra o prólogo, na única ocasião em que sua voz é ouvida em um de seus filmes.

"O Homem Errado" foi uma produção barata porque o estúdio não acreditava nela e realmente não fez sucesso de bilheteria.

Edição em DVD traz como extras o making of "Complexo de Culpa: Hitchcock e O Homem Errado" e trailer. Faz parte da caixa "Coleção Alfred Hitchcock".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo