UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Embriaguez do Sucesso (1957)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 31/07/2007
Nota 4

É um absurdo -- e a capinha do DVD não avisa -- que este clássico em preto e branco tenha sido lançado em cópia colorizada por computador, sendo necessário portanto tirar a cor da TV para ver no original. Além de tudo, é um dos filmes menos indicados para sofrer a modificação, por ser essencialmente um sinfonia em preto e branco.

O roteirista Ernest Lehman (de "A Noviça Rebelde" e "Intriga Internacional") foi assessor de imprensa na Broadway, por isso conhecia bem o assunto quando escreveu o livro sobre os colunistas de jornal e seus assistentesm, que originou esta produção do próprio astro Burt Lancaster (1913-1994). O roteiro teve ajuda do famoso dramaturgo de esquerda Clifford Odets.

Em clima de film noir, "A Embriaguez do Sucesso" faz uma fria e impiedosa descrição dos bastidores do jornalismo escrito, inspirada na figura de um colunista real, Walter Winchell. Lancaster está num de seus melhores momentos, vivendo um jornalista cujo imenso poder não impede que sua irmã, por quem ele tem uma fixação meio incestuosa, namore um jovem músico.

Tony Curtis também brilha no papel do outro vilão. Os dois personagens são tão antipáticos e pouco heróicos que ambos os atores foram esquecidos pelo Oscar e pelos demais prêmios americanos. O filme não foi bem nas bilheterias e só com o tempo virou cult, chegando a originar uma comédia musical da Broadway (um fracasso estrelado por John Lithgow).

Um dos raros trabalhos em Hollywood do diretor de comédias inglês Alexander Mackendrick, "A Embriaguez do Sucesso" conta uma história sórdida, na qual quase todo mundo é podre, com diálogos cínicos e até cruéis. O filme foi rodado quase inteiramente em locações noturnas nas ruas e bares de Nova York, com a fotografia em preto e branco do mestre James Wong Howe.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo