UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

O Delinqüente Delicado (1957)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 23/11/2004
Nota 1

Em 1956, Jerry Lewis se separou de Dean Martin, após o filme "Ou Vai ou Racha" (Hollywood or Bust), que encerrou uma bem-sucedida série de 16 comédias com a dupla de atores.

A briga foi feia, e havia dúvidas se eles conseguiriam fazer sucesso sozinhos (hoje se sabe que não havia o que temer). Mas foi justamente Jerry que acertou mais, nunca foi abandonado pelo público. "O Delinqüente Delicado" havia sido planejado para a dupla, e o pouco conhecido Darren McGavin tomou o lugar de Martin (mas sem as canções), aproveitando o roteiro que já estava escrito, que satirizava a delinqüência juvenil, a chamada juventude transviada.

O humor hoje soa meio ingênuo, com Jerry ainda tímido em se espalhar, com um interesse romântico de segunda linha. Ele também está inseguro, até canta uma música mais ou menos a sério, a famosa "By My Self". Ou seja, não é dos melhores filmes dele, mas tem um lugar afetivo em sua carreira. Seria basicamente uma preparação para vôos mais ambiciosos.

Desse filme em diante, Jerry daria preferência para os trabalhos dirigidos por Frank Tashlin, como "Cinderelo sem Sapato", de 1960, um musical que brinca com o mito da Gata Borralheira. O êxito foi que deu coragem para Jerry tentar a direção.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo