UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Drama

Ralé (1957)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

O diretor Akira Kurosawa (1910-98) enxergava como comédia a famosa peça de Gorki que adaptou (com extrema fidelidade ao texto, apenas mudando a ação da Rússia para o Japão do período Edo) neste filme realizado entre duas de suas obras-primas, "Trono Manchado de Sangue" e "A Fortaleza Escondida".

E realmente, apesar da temática escabrosa e dos personagens sórdidos, sua abordagem humanística e otimista torna irônico e leve o que outros diretores transformariam em um pesado drama. Muito teatral, com quase toda a ação se passando em um único cenário, é um tour de force dos atores, quase todos habituais colaboradores de Kurosawa (liderados pelo astro predileto dele, Toshiro Mifune), que dão vida ao patético grupo de fracassados que tenta sobreviver, com alguma dignidade e um resto de auto-estima.

Mesmo que, para se manter à tona, tenham que abrir mão do respeito, da solidariedade e da compaixão. Mas Kurosawa não moraliza sobre seus personagens, com a constante preocupação de distanciar o espectador e narrar tudo de forma estilizada e ridícula, procurando o humor oculto nas mazelas deles.

De forma menos brilhante que o habitual do diretor, mas ainda assim com excelentes resultados, em especial graças ao habilidoso elenco. Edição traz cópia apenas razoável, com legendas em português péssimas, repletas de erros e que ainda desaparecem por completo em uma das seqüências mais importantes.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo