UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror,Ficção Científica

A Bolha (1958)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Exibido em nossos cinemas como "A Bolha Assassina". O primeiro papel de protagonista de Steve McQueen (1930-80) foi neste filme B de terror, bem pobre e ingenuamente realizado, mas que foi um cult instantâneo (mesmo sem saber que McQueen iria virar um astro). É uma mistura de "Juventude Transviada" com "Guerra dos Mundos", produzida por uma pequena companhia (que tinha McQueen sob contrato para mais dois filmes, mas tiveram tanta dor de cabeça com o ator que preferiram liberá-lo) e distribuída pela Paramount como complemento de programas duplos.

Mas é tudo bem precário, feito para os jovens que freqüentavam drive-ins (cinemas ao ar livre), não muito acima de um filme de Ed Wood, com elenco muito fraco (incluindo McQueen, que ainda tinha muito que aprender e aos 28 anos parecia mais velho e não convence como adolescente) e direção inexistente (o diretor Yeaworth Jr. veio do rádio e dirigiria mais dois filmes de terror antes de se dedicar aos trabalhos religiosos com Billy Graham) em uma história onde boa parte do tempo, o que se vê são os rapazes tentando convencer os pais e policiais de que realmente viram um monstro.

Os efeitos especiais também não ajudam muito (a bolha era feita de gel de silicone colorido), apesar da seqüência do cinema sendo invadido pelo monstro ter seus defensores (o filme que está sendo exibido na hora é "Dementia", de 1955, dirigido por John Parker). Terrir de primeira para divertir os fãs do gênero. A música dos títulos iniciais é de Burt Bacharach (não-creditado). Foi refeito em 1988 com Kevin Dillon dirigido por Chuck Russell (que se levava a sério e enfatiza os efeitos).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo