UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

A Mulher do Século (1958)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Rosalind Russell foi uma melhores comediantes do cinema. Para quem duvida,basta olhar algumas de suas interpretações mais marcantes. Reparem como ela fala rápido e tem um perfeito timing de comédia. Também estrela de musicais na Broadway, Rosalind esteve fantástica em "Gypsy, Em Busca de um Sonho", onde fazia o papel da mãe da stripper Gypsy Rose Lee. Mas seu maior sucesso foi, sem dúvida, aqui como a Tia Mame (que depois virou musical da Broadway com Angela Lansbury muito mal filmado com Lucille Ball em 1974)."A Vida é um Banquete e a maior parte das pessoas está morrendo de fome". Esta foi a frase chave deste que foi o maior sucesso da carreira de Rosalind, um papel que ela mesmo criou no palco, quando seu marido foi o produtor, e depois repetiu na tela.

O filme é apenas um registro da montagem, feita pelo diretor original, Morton da Costa. Chega ao cúmulo de manter as passagens de cena, com as mudanças de luz. Um efeito muito teatral. Mas vale pela presença exuberante de Rosalind. Vale lembrar que o personagem é autobiográfico, já que o autor Patrick Dennis realmente teve uma tia excêntrica e meio maluca, mas também adorável. Um personagem que se tornou favorito do público gay, tanto por seu figurino exuberante, quanto por seus hábitos liberais. Sem esquecer as várias vezes em que desce uma escadaria.

Muita coisa na fita envelheceu, os diálogos não são mais tão engraçados, os coadjuvantes são irregulares e por vezes cai-se na chanchada. Mas nunca com Rosalind: ela é sempre impecável,precisa, e uma figura cheia de classe e elegância a toda prova. Não foi à toa que houve uma versão musical posterior, já que o filme de vez em quando pára quase pedindo um interlúdio musical.

É curioso ver o já então veterano Forrest Tucker como o marido milionário e o jovem Roger Smith como o sobrinho (o resto da vida ele depois passaria como o marido e agente de Ann Margret). Mas a maior razão para se ver a Tia Mame em DVD é mesmo Rosalind Russell, sempre uma lição de charme e perfeito humor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo