UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Ao Sul do Pacifico (1958)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Baseado em livro de James Michener, "Tales of the South Pacific", este show fez muito sucesso na Broadway interpretado por Mary Martin e o cantor de Ópera Ezio Pinza. Mas ambos foram considerados inadequados para o cinema e substituídos por um elenco inferior: Mitzi que sempre foi encantadora ficou apática e perdeu a maior chance de sua carreira (que desde então praticamente ficou só em shows e televisão). O italiano Brazzi é um canastrão irremediável e o galã Kerr é outro inexpressivo que sumiu.

Para piorar, o diretor Logan ("Picnic") e o fotógrafo tiveram a má idéia de utilizar filtros de diferentes cores que deixam as cenas de uma única cor (um efeito irritante e que não funciona). Isso atrapalha a extrema fotogenia de certas seqüências, em particular as da ilha de Bali Hai e do romance com a lindinha France Nuyen. As canções são bonitas mas tem estilo operístico (tanto que o show nos últimos anos tem sido encenado como ópera). Ou seja, de todos dos compositores este é o mais indigesto. É preciso muita paciência para curtir algumas canções excepcionais como "Some Enchanted Evening", "I´m gonna Wash that Man out of my Hair", "A Wonderful Guy", "Younger than Springtime" e "Honey Bum". Premiado com Oscar de Melhor Som, concorreu também a Fotografia e Trilha Musical.

Esta edição traz num segundo disco, a Edição Road Show do filme com 171 minutos (Road Show era a exibida em grandes cidades, mais longa, a preços mais caros). Tinha música na abertura, encerramento e também no intervalo. Mas os cortes não são canções e sim pequenos detalhes. Faz parte do box "A Musical Celebration of Rodgers & Hammerstein".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo