UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Eu, um negro (1958)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Uma edição muito boa ajuda no trabalho importante que a distribuidora vem fazendo com documentários clássicos desconhecidos comercialmente no Brasil. É o caso deste filme do mestre do cinema etnográfico e antropológico, Jean Rouch (1917-2004), falecido em acidente de carro na Nigéria.

Realizador de mais de 100 filmes do gênero, aqui ele acompanha um jovem nigeriano que tenta a sorte em Abidjan, capital da Costa do Marfim. O som não é direto, nem sincronizado, o personagem fala em voz off (aliás, fala o tempo inteiro e isso cansa) enquanto o acompanhamos num fim de semana com os amigos (um deles, apelidado de Eddie Constantine, vai preso por três meses).

Pode ser historicamente importante, mas hoje não resiste por si. Traz como extra um documentário de 26 minutos do mesmo diretor, "Os Mestres Loucos" ("Les Maitres Fous", 1955) premiado em Veneza em 57, que acompanha uma sessão de possessão de espíritos, entre praticantes africanos. Traz ainda o documentário brasileiro "Jean Rouch: Subvertendo Fronteiras", de Lucia M.C. Ferraz, Edgar Teodoro da Cunha, Paula Morgado, Renato Sztutman, de 41 minutos (feito com entrevistas com Rouch).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo